quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pipoca de microondas - Este lado para cima

Acabei de comer pipoca (daquelas de microondas), e quando fui pôr no microondas (antes de comer, óbvio), vi aquele "Este lado para cima".



Nesse meio tempo que fazia a pipoca, fiquei pensando: Por que raios eu tenho que colocar um lado certo para cima no microondas?

E logo depois pensei: O que eu faço quando estou com dúvida em alguma coisa?

Você provavelmente deve ter pensado em perguntar para minha mãe ou olhar num enciclopédia. Pensou errado. Eu simplesmente consulto meu amigo Google. E olhem lá o que eu achei:


Por que há um lado certo para se colocar a pipoca no microondas?

Na verdade, o buraco é mais embaixo - o que importa não é o que está em cima, mas sim o fundo do saquinho. Olha só: a base da embalagem tem uma camada de poliéster metalizado, um material parecido com o plástico, mais escuro e pesado que o resto do saco. Essa camada tem uma função superimportante: o poliéster faz com que as ondas de calor emitidas pelo microondas se concentrem em um só local. Atraindo as ondas, o material aumenta o calor no fundo do saquinho (a temperatura pode chegar a 250 ºC!), dando uma bela força para a eficácia do estouro. Como essa camada é mais pesada, os fabricantes costumam recomendar que ela fique virada para baixo - por isso vem escrito "este lado para cima" no outro extremo da embalagem. Mas se você tiver um ataque de rebeldia e virar o saco do lado contrário, o máximo que pode acontecer é a pipoca demorar mais tempo para estourar e deixar mais piruás, aqueles grãos de milho que não viram flor. De resto, pode ficar tranqüilo: as camadas de poliéster já são usadas há mais de 15 anos nas embalagens de pipoca, sem alterar o gosto da guloseima ou causar qualquer problema à saúde.

Fonte: Mundo Estranho


Ah... Depois de ler isso percebi essa camada de poliéster no lugar onde tem escrito "Este lado para baixo".

Achava que se você colocasse do lado errado, o microondas podia explodir, sei lá (viajo).

Nenhum comentário:

Se você está lendo isso, você é gay (: